Marketing Hipnótico – O estupro mental

Estuprando sua mente enquanto você acha que está na vantagem.
Estuprando sua mente enquanto você acha que está na vantagem.

Enquanto cursava minha faculdade de Marketing e Propaganda em Londrina, começei a enxergar o mercado com outros olhos, um outro prisma, um prisma muito ruim. Lá, eu descobri que existe um estudo do comportamento humano em diversar situações. Comportamento de Consumidor é uma disciplina acadêmica. Psicologia também. O Marketing, a arte de descobrir ou fabricar desejos e torna-los realidade prostituiu centenas de anos de conhecimento científico em favor do lucro.

É sabido que como em qualquer coisa no Universo a mente humana funciona por meio de padrões. Pense comigo, se eu entendo esses padrões, posso manipula-los e direcionar suas virtudes para um fim. Mas que fim é esse? E qual a intenção desse fim? Fazer todos nós comprar e comprar e comprar. Amontoando assim, nossos lares de coisas q não necessariamente deveriam estar lá.

Onde quero chegar? Muitas vezes, a decisão da compra de um produto ou serviço é  impulsiva (aparentemente). Pois esse impulso ocorreu por meio de um estímulo. Aí entra o Marketing Hipinótico.

O cérebro humano tem basicamente três grandes sistemas (liberdade literaria nas nomeações para facilitar o entendimento da coisa):

Cérebro de réptil – Controla fome, defesas em caso de périgo e estímulos de reprodução (sexo).

Cérebro de mamífero – Controla emoções, afeto, “gosto ou não gosto”.

Cérebro de Primata – Controla as funções superiores, racionalidade, lógica e por aí vai.

Quando consigo estimular esses três sistemas ao mesmo tempo (desejo, emoção e razão), quebro as defesas da mente pelo excesso de informações introduzidas e não há cérebro (não treinado) que resista.

Entendamos como funciona o sistema de Vendas Hipnoticas.

1 -Parar Processamento Mental
2 – Intensificadores de desejo
3 – Induzir Aceitação

Veja alguns exemplos do poder e valor dessas informações:

1 – Função Parar Processamento( como parar os pensamentos de alguem ):

– Chamar pessoa pelo nome – Fomos culturalmente programados a termos um nome e a responder atensiosamente quando o ouvimos em algum lugar (lembrou das latinhas da coca?).-

– Dar alguma coisa para a pessoa segurar – Gera estado de confusão temporário a pessoa fica pronta para receber uma direçao de ação com o objeto que esta segurando (quantas vezes seu chefe, pai ou mão não o fizeram contigo).

– Quebrar padrão mental com fator inesperado – Usa se muito isso em neurolinguistica, também conhecido como ultrapassar o fator crítico – esse fator separa a consciência do subconsciente. ex: “É inclivel como as pessoas ficam desapontadas quando as coisas não saem como elas periquito” (créditos a Paulo Shimamura). Travou aí né? rsrsrs

2: Função Induzir Processamento :

– Fazer perguntas – Onde ? – espacial, Porque ? – razão, Quando? – temporal

– Descrever o processo – enquanto você está lendo pode começar a juntar os pontos e imaginar como poderia usar esse novo conhecimento para aprimorar seu poder pessoal.

3:Função Induzir Aceitação:

– Citar ou mostrar autoridade externa – ex: As autoridades aprovam tudo o que está lendo

– Citar razões emocionais – ex: Você vai adorar é maravilhoso ! Todos os seus amigos estão lá. Vamos nos divertir muito. – 3 razões expostas no exemplo (quantas vezes vc não caiu nessa e foi pra aquela balada de merda?)

– Fazer pressuposições quanto ao futuro – ex: Cedo ou tarde, você vai querer saber mais…

Tá explicado porque tem tanta mulher pelada , cercadas de amigos felizes e bem sucedidos nos comerciais de cervejas, carros, perfumes? Tente imaginar os super mercados sem os rótulos dos produtos, apenas recipientes transparentes (o que seria infinitamente mais honesto), ele ficaria tão sem graça né? Mas com certeza você compraria apenas o necessário para tua vida. O assunto é muito amplo, mas em outro post falarei sobre os slogans das grandes corporaçãoe e seus efeitos em nossas mentes.

Até lá, tente ver além da propaganda.

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4 comentários sobre “Marketing Hipnótico – O estupro mental

  1. a propaganda sempre tem um jeito de entrar na mente, algumas repetitivas como o ponei maldito, aquela do sbt(joão atende) parece que queimam no seu cerebro de uma maneira que você nunca irá esquecer. Sera que essas pessoas que estudão estimulos e empulsos em algum momento fizeram as mesmas pesquisas com crianças? isso tem algo a ver com o filme a laranja mecanica(onde é um gatilho que traz uma certa resposta nas tres esferas do cerebro)?

  2. Pois é Lilão, você sitou as crianças. É extremamente cruel o que se faz com as crianças também. Barbie vira um símbolo de beleza com formas desproporcionais. Os carrinhos que os meninos brincavam, quem em geral nunca poderão ter… É uma sacanagem. Quanto ao laranja mecânica, confesso que terei que rever o filme. Mas pela sapiência e visão do filme, é possível que tenha algo a ver…

  3. Estou no último ano do curso de MKT e não há dúvidas o que as empresas fazem é no minimo lamentável. Contudo, não podemos deixar de considerar que também há uma grande falta de interesse das pessoas a começarem a enxergar como realmente as coisas funcionam. Algumas pessoas até gostam das coisas como estão. O povo vive a pão e circo e quanto mais discernimento você tem sobre o que realmente acontece em sua volta, menos feliz você é. Triste… Mas quanto mais tentarmos abrir os olhos de alguns, mais força farão para continuar com os olhos fechados… A ignorância ainda é a melhor amiga da felicidade!

    1. Já dizia Raul Seixas: “Quem me dera ser burro, sofreria menos”. Vejo a falta de interesse também por desinformação. Muita coisa é filtrada até chegar nas massas. Isso dificulta as coisas. Mas concordo com você quando diz que há um comodismo. Todo mundo tem que se pergunrtar como funciona o mundo pelo menos uma vez na vida. O problema é que o vislumbre dessa resposta assusta. Aí, as pessoas pensam na família, nos filhos, no trabalho e voltam pra Roda Viva. É uma questão bem complicada mesmo. O que não dá é pra ficar quieto. Se 1 ouvir e pensar já valeu todo o esforço.

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